Spreadthesign - um dicionário internacional que torna acessíveis línguas de sinais de diversos países.

É uma ferramenta gratuita de autoaprendizagem e disponível para todos. Inicialmente, este projeto foi feito com o objetivo de melhorar as habilidades lingüísticas de nossos estudantes vocacionais, quando se deslocam ao exterior para a prática de trabalho

Entre outubro de 2006 e outubro de 2010, inserimos várias palavras de diferentes áreas profissionais no dicionário. 

Em 2012, novas funções foram incluídas ou melhoradas, mais países integraram o projeto e aumentou a quantidade de palavras traduzidas. Por considerar línguas de sinais e seu uso na comunidade surda, o projeto também trará frases e não apenas palavras/sinais.

Entre 2012 e 2015 inserimos mais conteúdos no nosso banco de palavras (15.000 sinais/palavras por idioma). Também, adicionamos imagens para algumas palavras.

Entre 2015 e 2018 realizamos uma melhora na qualidade do trabalho ao corrigirmos equívocos anteriores. Além disso, reformulamos o site implementando novas funções, por exemplo, a função mapa. Durante esse período novos idiomas foram adicionados ao projeto.

Estamos constantemente ampliando nossa parceria com novos países e novos patrocinadores. Cada país colaborador tem uma equipe que se responsabiliza pelas informações sobre sua língua de sinais. Essas equipes podem ser facilmente contatadas para comentários e sugestões.

O Spreadthesign ajuda milhares de pessoas, todos os dias, a encontrar o sinal que procuram. Está disponível também em smartphones, sob o nome de "Spread Signs". 

A MULTILINGUAL DICTIONARY FOR SIGN LANGUAGES: "SPREADTHESIGN"
Alpen-Adria-Universität Klagenfurt, Austria - 2015
Download

Você quer participar da organização deste trabalho de documentação em seu país?
Por favor, entre em contato com o coordenador Thomas Lydell -  thomas.lydell@signlanguage.eu +46721765145

Obrigado por usar o spreadthesign.com, um projeto sem fins lucrativos da associação European Sign Language Centre.

Nos siga através das redes sociais
Facebook | Instagram