Spreadthesign - um dicionário internacional que torna acessíveis línguas gestuais de diversos países.

Esta é uma ferramenta de auto-aprendizagem, gratuita e disponível para todos. Inicialmente, este projeto foi criado com o objetivo de melhorar as competências linguísticas dos estudantes surdos do ensino profissional/vocacional, em deslocações ao exterior para a prática de trabalho.

Entre 2006 e  2010, inserimos no dicionário várias palavras e vídeos de diferentes áreas profissionais. 

Em 2012, novas funções foram incluídas ou melhoradas, mais países integraram o projeto e aumentou a quantidade de palavras traduzidas. Foram também introduzidas mais frases e respetivos vídeos em língua gestual.

Entre 2012 e 2015 inserimos mais conteúdos na nossa base de dados (15.000 gestos/palavras por língua). Também, adicionamos imagens para algumas palavras.

Entre 2015 e 2018 realizámos uma melhoria na qualidade do trabalho ao corrigirmos equívocos anteriores. Além disso, reformulámos o site implementando novas funções, por exemplo, a função mapa. Durante esse período, novas línguas foram adicionados ao projeto.

Estamos constantemente a ampliar a nossa rede de parceriar com novos países e novos patrocinadores. Cada país representado tem uma equipa que se responsabiliza pelas informações sobre as suas línguas (gestuais e escritas). Essas equipas podem ser facilmente contatadas para dar comentários e sugestões.

O Spreadthesign ajuda milhares de pessoas, todos os dias, a encontrar os gestos que procuram. Também está disponível para smartphones, sob o nome de "Spread Signs". 

A MULTILINGUAL DICTIONARY FOR SIGN LANGUAGES: "SPREADTHESIGN"
Alpen-Adria-Universität Klagenfurt, Austria - 2015
Download

Quer participar da organização deste trabalho de documentação no país?
Por favor, contacte o coordenador Thomas Lydell -  thomas.lydell@signlanguage.eu +46721765145 (Suécia)

Obrigado por usar o spreadthesign.com, um projeto sem fins lucrativos da organização European Sign Language Centre.

Siga-nos nas redes sociais
Facebook | Instagram